O blogueiro responsável pela página Fake Steve (falso Steve), que durante 14 meses intrigou os fãs de tecnologia, revelou neste domingo (5) sua verdadeira identidade. O autor do site é Dan Lyons, 46, editor da revista de negócios “Forbes”.
Apesar de o endereço entregar que aquele não é um site do executivo da Apple, a página divulga a frase “o diário secreto de Jobs”. Nos posts, o autor fala de “nossas ações” quando se refere às ações da Apple e também cria conteúdo baseado em fotos do executivo. Uma das imagens, que mostra Jobs ao lado de um automóvel, deu origem ao texto sobre a compra de um novo carro. “Alguma sugestão? Dinheiro não é problema, obviamente, mas gosto é”, diz o falso Jobs.
Lyons teve de admitir a criação da página depois que um repórter do jornal “New York Times”, descobriu semelhanças entre o blog e o trabalho do editor. Em um vídeo on-line (em inglês), o editor fala sobre sua falsa identidade.
“Eu sabia que não poderia permanecer anônimo para sempre. Mas se não fosse a descoberta, minha identidade seria omitida por mais tempo. Tenho um livro e pretendia revelar o segredo na época do lançamento, mas o repórter do ‘Times’ me descobriu”, conta o falso Jobs.
Na entrevista do vídeo, concedida por telefone, a repórter pergunta se Lyons está falando de um iPhone. Ele ri e afirma que não pode comprar esse telefone da Apple, ainda muito caro para ele, o falso Jobs.
Segundo o site da “Forbes”, a descoberta deixou alguns irritados com o repórter do “NYT”, que colocou um ponto final na curiosidade dos leitores do blog. Entre as apostas de quem seria o verdadeiro autor da página estavam colunistas de tecnologia, blogueiros e até um comediante (veja aqui a lista completa).
Durante um evento do “The Wall Street Journal”, o verdadeiro Steve Jobs afirmou ter lido alguns post. “Acho que eles são engraçados”, teria dito o pai do iPod, ainda de acordo com a revista “Forbes”.
Fonte: G1
Veja Mais:
• Pesquisadores ensinam robô a 'rir' de piadas
• Finalmente as fotos da Íris
• YouTube tem recurso de personalização de tocador