
Os carros são comandados completamente por computador, sem qualquer intervenção humana, utilizando sensores para escolher o seu caminho. Neste sábado começou a competição em uma cidade falsa, mas com tráfego de 50 carros dirigidos por pilotos com equipamento de segurança, no caso de falha do robô. O percurso é de 60 milhas e a corrida vai durar até seis horas.
"Teremos sorte se chegarmos a duas horas", disse um dos organizadores, ao descrever os eventos de classificação onde os robôs simplesmente pararam, perderam o controle e subiram calçadas e bateram em carros parados.
No total, 11 veículos se classificaram para as finais, de um total de 89. O vencedor receberá um prêmio de US$ 2 milhões.
O caminhão da Oshkosh de 3,5 metros de altura, chamado TerraMax, é o maior veículo na competição. A pista foi alargada para que o veículo pudesse caber. No estacionamento, o caminhão evitou todos os carros e se apertou entre barreiras.
A participação da Oshkosh está sendo bem melhor do que em 2004, primeiro ano da competição quando a corrida não teve vencedores. Um erro de memória fez com que o caminhão parasse. Em 2005, o veículo completou a corrida. "Além de ter um filho e se casar, não sei se existe algo mais emocionante do que ver o seu carro-robô cruzar a linha de chegada a 45 milhas por hora", disse Yakes.
Caminhões da Oshkosh têm ajudado tropas norte-americanas no Iraque e em outros lugares do mundo, para transportar equipamentos e soldados e evitar perder vidas durante batalhas.
O Passat da Stanford, Junior, se confundiu com sinais de rádio feitos pelos organizadores, durante a etapa de classificação. "Quando a DARPA começou a se comunicar com os rádios, vimos obstáculos por todos os caminhos", disse Suhrid Bhat, um dos engenheiros da equipe. O problema foi reparado rapidamente, mas ainda existem outros a frente. A Stanford venceu a competição de 2005 com o carro Stanley.
No site http://www.darpa.mil/grandchallenge/ é possível assistir ao vivo a competição.
Fonte: Reuters
Veja Mais:
• PlayStation 2 faz sete anos
• Te Fucei - Fuçador automático de scraps
• Skype lança celular que permite falar de graça